quarta-feira, 25 de maio de 2011

Entrevista - Eudes Jr. Stockler

          Olá, amigos. A partir de agora quem acompanha o Morada Musical irá conferir periodicamente uma série de entrevistas, e poderá acompanhar passo-a-passo a gravação do novo projeto: “Somente Se...”. E é com o produtor deste que iniciamos o primeiro bate-papo:

Morada: Eudes, quando e como surgiu a ideia do CD?
Eudes: No começo deste ano eu havia colocado na minha agenda todos os meus projetos, para efeito de organização. Um deles era a gravação de um CD com músicas minhas como forma de integração a pelo menos outros dois projetos. Isso ficou escrito e, de certa forma, esquecido. Um belo dia - meados do mês passado - peguei a agenda, li o projeto e pensei: Isto pode ser feito agora!

Morada: Quais outros projetos se integrariam à este?
Eudes: Um deles é o próprio blog do Morada Musical, que é por si só uma excelente ideia em conjunto com o Bruno Nascimento. É no blog que iremos disponibilizar grande parte do material do CD gratuitamente e possibilitar o acesso aos conteúdos que normalmente são ocultos em uma produção. O outro eu vou deixar como surpresa por enquanto.

Morada: O porquê do título?
Eudes: "Somente Se..." é uma música que compus há algum tempo. Tenho um certo apreço por ela. Mas, mais do que isso. A letra tenta conscientizar os crentes de que o agir divino está incondicionalmente atrelado à vontade humana de realizar e se colocar à disposição do Ser Supremo. Elias teve que orar para que a chuva descesse; Moisés teve que bater no mar para que ele se abrisse; Daniel teve que interceder por seu povo para que o cativeiro acabasse. "Depende de nós" o futuro do mundo. Nós somos a pena com a qual D-s escreve a história. Se o CD convencer apenas algumas pessoas disto, terei atingido meu objetivo.

Morada: Como foi selecionado o repertório?
Eudes: Nada complicado. Peguei as músicas menos esquisitas que já compus e decidi que seriam essas. (risos)

Morada: Sabemos que o CD contará com a participação de muitos cantores. Quem são eles, e como foi convidá-los?
Eudes: Não vou citar nomes, por enquanto, pois vocês terão a oportunidade de conhecê-los um por um em breve. São pessoas que se relacionam comigo no fazer música. Portanto pessoas próximas, ativas na igreja e com muita vontade de fazer algo que ecoe mais longe. Também convidarei alguns instrumentistas, colegas de universidade, para deixem a sua sonoridade marcada neste CD. Convidá-los está sendo um prazer porque a resposta é pronta e espontânea. Eles estão amando fazer parte disso.

Morada: Em que fase da produção encontra-se o trabalho?
Eudes: Estou na revisão das partituras, que são a base de tudo. Fazendo alguns arranjos de base e formando o back vocal. Ainda no começo de tudo, mas em dia com o cronograma.


Morada: Eudes, você já teve outras experiências em estúdio?
Eudes: Tive algumas. A primeira - e mais importante - foi no estúdio DIGI&TAL em Maringá-PR. Tinha meus 15 ou 16 anos e gravei um grupo que regia chamado "Louvart". Foi meu ponta pé inicial e, sem dúvida, o início do meu amadurecimento musical. Depois veio o estudo e a compreensão de que eu era bem esforçado na época (risos). Mas nunca vou me esquecer dos conselhos do Gastão Jr. - que assinou como produtor - e Márcio Sampaio.

Morada: Existe previsão de uma data para lançamento?
Eudes: Existe uma data definitiva. Dia 26/11/2011. Espero não ter surpresas.

Morada: E por fim, o que as pessoas podem esperar deste trabalho, comparando-o ao atual panorama gospel brasileiro?
Eudes: Será diferente (risos). Aqui no Brasil a música cristã é muito diversificada, mas normalmente muito intuitiva. Sem grandes novidades ou rupturas. Não pretendo trazer um novo conceito de música neste CD, mas quem ouvi-lo com certeza se deparará com algumas formas não muito convencionais. É um CD simples, mas carregado de conceitos. Talvez quase como uma matéria-prima, algo rústico, com uma beleza peculiar. Um pedaço da minha imaginação que se torna pública. Simples e complexo, como a vida.